Lipomastia ou mamas acessórias são manifestações de tecidos mamários em uma região externa à região dos seios. Também conhecida por mamas acessórias, a lipomastia pode surgir na região axilar ou na região interna do braço, formando a terceira mama. Isso ocorre pois, durante o desenvolvimento embrionário, tem-se uma regressão do tecido da mama, porém em algumas mulheres essa regressão pode não ocorrer, deixando uma mama de “sobra”.
O médico cirurgião plástico Dr. Breno Knop explica que pacientes com sobrepeso podem ter a condição de mamas acessórias mais evidentes do que pacientes sem essa condição. Alguns desconfortos podem ocorrer com a presença da lipomastia, como hipersensibilidade, dores e incômodos estéticos.
A retirada cirúrgica das mamas acessórias é o tratamento principal. Ele é feito com anestesia local e sedação, ou com anestesia geral. É feita uma incisão, por onde é retirada a glândula mamária. O Dr. Breno Knop explica que pode haver flacidez na região. Nesses casos, pode ser retirada a pele restante, melhorando o resultado estético. Por fim, o médico cirurgião plástico orienta alguns cuidados pós-operatórios, como evitar pegar sol na região e se proteger de qualquer tipo de atrito ou trauma nos primeiros dias, para um melhor resultado final do tratamento cirúrgico.