Lipomas consistem no acúmulo de tecido adiposo, com células maduras de gordura, dentro de uma cápsula fibrosa abaixo da pele. Em geral, essa massa de gordura é um tumor benigno, que pode ter relação com fatores genéticos, sem associação com câncer. Tem consistência macia ao toque e não causa dor.
Essa massa formada por lipídio pode causar um incômodo estético, na região das coxas, pescoço, axilas, entre outras. Assim, o médico cirurgião plástico Dr. Breno Knop explica que uma das soluções é a retirada do lipoma, com a técnica chamada de lipossucção, já que esse tumor apresenta maciez. O problema da lipossucção é a possibilidade de restar uma parte da gordura, levando à recidiva.
Por esse motivo, o tratamento indicado pelo médico Breno Knop é a retirada através de cirurgia, um procedimento simples onde todo o lipoma é retirado junto à sua cápsula fibrosa, utilizando-se apenas anestesia local, na maior parte das vezes. Para os lipomas grandes, pode-se aplicar anestesia local junto à sedação. Dessa maneira, com a retirada da capa fibrosa, a recidiva é praticamente impossível e os resultados estéticos tendem a ser muito positivos. Para uma boa recuperação, o Dr. Breno Knop orienta que seus pacientes evitem tomar sol na região e tenham cautela na movimentação das regiões adjacentes ao procedimento.