A mamoplastia de aumento com inserção de implantes de silicone é o procedimento cirúrgico que tem por objetivo aumentar o tamanho das mamas, melhorando assim seus contornos e favorecendo um aspecto mais harmônico dos seios. Atualmente, a mamoplastia é o procedimento estético mais realizado nos centros de cirurgia plástica. A cirurgia é indicada para aumentar o tamanho das mamas, corrigir assimetrias e reduzir a flacidez, pois o implante de silicone também proporciona firmeza à região.
Por ser uma das cirurgias mais realizadas, existe uma grande variedade de técnicas que podem ser aplicadas para realizar o aumento. A diferença entre as técnicas varia principalmente quanto a incisão, que pode ser periareolar, transaxilar ou inframamária, listando apenas as mais realizadas no Brasil. Além disso, as técnicas podem variar de acordo com o local de inserção do implante, que pode ser posicionado à frente ou atrás da musculatura do peitoral. Vale ressaltar que cada técnica tem uma indicação específica de acordo com o resultado que a paciente deseja e de acordo com cada biotipo. Por exemplo, para pessoas que têm dificuldade de cicatrização, são indicadas incisões menores e menos visíveis, como por exemplo a incisão axilar. Cada caso deve ser discutido com o cirurgião plástico, a fim de que o melhor procedimento seja escolhido e o melhor resultado possível seja alcançado, esclarece o Dr. Breno Knop.
O procedimento é rápido, com duração de cerca de uma hora. O período pós-operatório tende a ser tranquilo, desde que as orientações prescritas pelo médico sejam seguidas. Não é recomendada a movimentação exagerada dos braços nos primeiros trinta dias, assim como o levantamento de objetos pesados. O uso de sutiãs compressivos também é indicado. Além disso, a realização de drenagens linfáticas são muito importantes para redução do edema decorrente do processo cirúrgico, relata o Dr. Breno Knop. Os resultados podem ser vistos a partir do primeiro mês da cirurgia, sendo o resultado definitivo alcançado a partir do sexto mês.