Os preenchimentos faciais atualmente se tornaram ferramentas importantes para a retomada da autoestima em pacientes que estão insatisfeitos com a sua aparência física. Existe uma grande variedade de produtos destinados ao preenchimento de rugas e linhas de expressão, e sua indicação varia de acordo com as particularidades de cada paciente.
Os preenchimentos autólogos são preparados a partir de material biológico do próprio paciente. São retirados de outros locais do corpo, tratados e posteriormente inseridos para preencher o local de destino. Apesar de ser um procedimento realizado em duas etapas, é muito indicado por conta da redução de efeitos colaterais – tendo em vista que problemas envolvendo toxicidade, alergenicidade, imunogenicidade, carcinogenicidade e teratogenicidade deixam de ser uma preocupação, uma vez que o tecido é do próprio paciente. Um exemplo disso é a aplicação de gordura para preenchimento de linhas e marcas de expressão, explica o Dr. Breno Knop.
Já os preenchimentos biológicos são derivados de matéria orgânica (animal, bacteriana ou humana), oferecendo benefícios no que diz respeito à sua aplicação, apresentando ainda baixos riscos de rejeição. No entanto, por não ser um preenchimento autólogo, é importante prestar atenção em possíveis reações adversas que, apesar de incomuns, podem existir. Um dos exemplos mais utilizados atualmente é o Ácido Hialurônico (AH), que é um componente comum à maioria dos seres vivos – nos seres humanos, está presente na composição dos ossos, tecido conjuntivo, entre outras estruturas. Essa substância atua no preenchimento de linhas de expressão e apresenta baixo potencial de desenvolver reação adversa, por ser um componente com o qual o corpo humano já está acostumado.
Por fim, os preenchimentos sintéticos são popularmente conhecidos no Brasil e no mundo por serem de característica permanente – ao contrário dos autólogos e biológicos, que são reabsorvíveis com o passar do tempo. Um dos principais exemplos é a aplicação de próteses de silicone para preenchimento de alguma região do rosto, como por exemplo a região do mento. Atualmente, existem implantes seguros e regulamentados, que não devem trazer danos ao indivíduo que deseje utilizar essa técnica. No entanto, é fundamental que um bom profissional seja contratado, para que seja escolhida a melhor técnica possível e com o melhor resultado associado. O Dr. Breno Knop é uma ótima escolha para esse momento tão importante na vida da paciente, que tanto anseia pela realização da harmonização facial.