A lipoenxertia é um procedimento estético muito procurado atualmente. Tem por objetivo a retirada de gordura de um local específico do corpo do próprio paciente e a posterior reaplicação em outro local, visando a remodelação do local de destino. Esse procedimento é popularmente conhecido por unir o útil ao agradável, uma vez que retira gordura de um local indesejado e a recoloca em outro local com o objetivo de melhorar os seus contornos e volume.
Algumas áreas são mais escolhidas para enxerto de gordura. São elas: os seios, para aumentar o volume, ao mesmo tempo em que se mantém a aparência de naturalidade; os glúteos, com o objetivo de dar maior definição e volume e, por fim, o rosto, com o objetivo de reduzir rugas e linhas de expressão. Além disso, em alguns casos, os enxertos são utilizados com o objetivo de corrigir assimetrias. As principais áreas de retirada de gordura para posterior aplicação são a barriga e as coxas, regiões que comumente acumulam maior quantidade de gordura indesejada.
A técnica mais utilizada para a retirada de gordura é a lipoaspiração. A gordura a ser enxertada passa por um procedimento de purificação, a fim de retirar sangue e outros fragmentos celulares que possam atrapalhar o processo de enxertia. O procedimento pode ser realizado tanto sob anestesia local quanto geral, a depender da quantidade de gordura a ser retirada para reaplicação.
Normalmente, os pacientes recebem alta em até três dias, e não relatam muitas intercorrências no pós-operatório. Pode ocorrer dor, inchaço e hematoma, que desaparecem espontaneamente com o passar dos dias. As atividades cotidianas podem voltar a ser realizadas em cerca de duas semanas. São necessários alguns cuidados específicos, que dependem do local de retirada e do local de inserção, o que deve ser discutido com o cirurgião plástico.