O procedimento conhecido por lipoaspiração é uma das cirurgias mais comuns do mundo. O Dr. Breno Knop explica que é feita uma pequena incisão, a fim de inserir cânulas sugadoras da gordura que incomoda o paciente, além de uma cânula com câmeras que guiam o cirurgião durante o procedimento, o qual deixa apenas pequenas cicatrizes.
Outro procedimento que pode ser feito em associação com a lipoaspiração é a lipoescultura. Trata-se de uma cirurgia de alocação da gordura que se encontra em locais indesejados – a maioria das vezes na barriga, no culote, nos flancos – para locais em que se deseja melhorar ou aumentar o contorno, como glúteo e coxas, por exemplo.
Apesar de a lipoaspiração reduzir as medidas, o Dr. Breno Knop explica para suas pacientes, em consultas prévias à cirurgia, que é muito importante que possuam hábitos saudáveis no período pré-cirúrgico e, principalmente, após o procedimento. Isso é fundamental porque a lipoaspiração apenas retira a gordura localizada, não sendo capaz de reduzir a quantidade total de gordura do corpo.