A lipoenxertia facial é uma ferramenta eficaz na retomada da autoestima, uma vez que sua técnica consiste em aumentar o volume e dar contorno a regiões da face que perderam essas características com o envelhecimento. A técnica consiste, basicamente, na retirada de gordura do organismo do próprio paciente para que seja reaplicada em outras partes do corpo, diminuindo assim as chances de rejeição da substância aplicada. Por ser um preenchimento autólogo, apresenta bem menos riscos de rejeição, quando comparado a outras técnicas de preenchimento, como o preenchimento com ácido hialurônico.
Quando aplicada no rosto, a gordura tem importante ação na redução de linhas de expressão profundas. Também serve para preencher a região dos lábios, do queixo e para melhorar a projeção malar, aumentando o volume e contornos do rosto. O processo de retirada de gordura da parte doadora é pouco invasivo e pode ser realizado sob anestesia local. Após a retirada, a gordura passa por processos de lavagem para que possa ser aplicada corretamente no local indicado.
O período de recuperação tende a ser tranquilo e sem complicações, já que o procedimento não é considerado invasivo. O tempo de retorno às atividades vai depender de cada paciente, devendo as particularidades serem discutidas com o cirurgião responsável, explica o Dr. Breno Knop.