A lipoaspiração cérvico facial, também conhecida como lipoaspiração de papada, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo diminuir o excesso de gordura na região abaixo do queixo, na mandíbula e em parte do pescoço, auxiliando na retomada da autoestima das pacientes, uma vez que esse acúmulo de gordura causa bastante desconforto estético.
O acúmulo de gordura nessa região começa a aparecer após os trinta e cinco anos, quando a pele começa a ficar flácida por conta da diminuição natural da produção de colágeno, o que acaba por diminuir a capacidade de sustentação da região. No entanto, essa condição raramente pode ser vista em pacientes mais jovens quando apresentam algum fator genético associado. O procedimento cirúrgico é feito com a aplicação de anestesia local e sedação, em ambiente hospitalar e tem duração média de quarenta minutos a uma hora. Por ser considerado um procedimento pouco invasivo, o paciente recebe alta no mesmo dia e não deve apresentar complicações na recuperação. Estima-se em torno de sete dias para o retorno às atividades cotidianas e quatorze dias para o retorno às atividades físicas mais intensas, devendo sempre ser levada em consideração as particularidades de cada paciente, explica o Dr. Breno Knop.
É importante explicar que esse procedimento não retira o excesso de pele, mas apenas a gordura presente no tecido subcutâneo. Em alguns casos, o uso de tecnologias para retração de pele como o jato de plasma (J-Plasma / Renuvion) pode ser um forte aliado no tratamento da flacidez. Nos casos em que existe muita flacidez na pele da região, recomenda-se a realização de outros procedimentos associados, como o lifting facial ou de pescoço, a fim de que seja alcançado o melhor aspecto estético possível.